MidiaKit
Crédito: Site Parque da Juventude

Crédito: Site Parque da Juventude

Parque da Juventude

Telefone:

(11) 2089-8600

Endereço:

Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru

Horário de
Funcionamento:

Horário de funcionamento: diariamente.
Área Verde das 6h às 18h | Área Esportiva das 6h às 22h
Administração: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Site:

http://parquedajuventude.sp.gov.br/

Sobre

O Parque da Juventude está localizado na zona norte e ao lado da estação do metrô Carandiru, foi construído após a desativação do Complexo Penitenciário Carandiru. Após o famoso massacre de 111 presos, em 1992, o presídio foi desativado e parcialmente demolido em 2002.

Em 1999, o Governo do Estado de São Paulo promoveu um concurso público para a concepção do projeto arquitetônico do Parque da Juventude. O projeto contemplou as três grandes áreas hoje existentes no parque: esportiva com 35 mil metros quadrados, central com 95 mil metros quadrados e institucional com 120 mil metros quadrados. A terceira e última fase do projeto foi concluída em 2007.

O parque possui ampla área verde, áreas para esporte, entretenimento, espaço para os cães e e grande área aberta para realizações de eventos. Além disso, foram mantidos grandes referenciais históricos da época em que o espaço abrigou o Complexo Carandiru, como muralhas e ruínas de celas do presídio; e a oficina de trabalhos manuais transformada no ginásio do parque e que abriga hoje uma academia. Além disso, os pavilhões 4 e 7 foram transformados em duas grandes Escolas Técnicas (ETECs).

Oferece para a população: oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para pessoas com deficiência. Oferece, também, serviços públicos, como a Biblioteca de São Paulo, que conta com mais de 35 mil obras, dentre audiolivros, ebooks, obras em braille, dvd's, cd's, além de jogos. E o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital.