MidiaKit

10 Dicas para poupar dinheiro


Postado em 23/01/2017 às 16:06

Todo começo de ano aquela mesma promessa: "Vou guardar dinheiro" mas chega no final do ano se esquecendo disso e está até com dívidas! Seja qual for o motivo, guardar dinheiro sempre é bom, se não for para um devido fim, sempre será útil em algum caso de emergência. Mas lembre-se: aquela blusinha ou perfume caros não são emergência. Se você tem dificuldades para guardar dinheiro, siga essas dicas que mais são um "empurrãozinho" para conseguir poupar. Ninguém disse que é fácil, mas às vezes algumas soluções podem vir a tona e fazer uma grande diferença no orçamento! Bora lá:

 

1. Tenha Objetivos

Estipule um valor X para comprar aquele determinado item que você quer. E se não tiver nenhum crie metas (ex. Poupar R$100 por mês). Ter um objetivo e alcançá-lo será uma forma de incentivo. Estipule além do valor, como você fará para guardar este dinheiro. Um cofre? Uma poupança no banco? Embaixo do colchão? E também veja um valor condizente com o seu salário. Porque também não adianta nada dar um passo maior que a perna e depois se endividar. 

2. Guarde o dinheiro assim que receber

Quando você recebe seu salário e faz aquela continha bááásica de despesas, é importante que você já serpare o dinheiro que vai guardar. Essa de guardar o dinheiro SE sobrar é uma fria, pois na maioria das vezes não sobra nada ou você acaba gastado o que iria guardar. 

3. Esqueça o dinheiro

Muitos começam juntando dinheiro, mas na primeira dividazinha ou falta de dinheiro, já lembram do dinheirinho guardado e desfalcam a poupança que estava juntando. E desta forma, você nunca vai conseguir juntar e conseguir a quantia que queria. Portanto, esqueça que ela existe. Se você não consegue meeeesmo, existem algumas contas nos bancos que você faz uma transferência automática e não pode sacar esse dinheiro por tantos meses. É uma opção.

4. Elimine gastos desnecessários

Sabe aquelas coisinhas que parecem tão baratinhas mas quando você junta todas elas, elas fazem um buraco nas suas despesas? Preste mais atenção nelas. Aquele café da manhã na padaria, aquela blusinha que você comprou e nunca usou, aquelas besteiras do mercado, coisas desse tipo podem muito bem ser eliminadas, basta se policiar. “Mas também não me posso privar de tudo aquilo que gosto!” claro que não, mas antes de comprar aquela bota de R$300 pense "Eu preciso mesmo disso?" Ou se você sempre compra sorvetes para tomar depois do almoço, passe a diminuir ou até mesmo arriscar fazer em casa. Busque alternativas mais econômicas.

5. Faça uma planilha de gastos

Até para ajudar no item acima, faça uma planilha com todos os seus gastos, até o chiclete que comprou na esquina. Isso vai ajudar a ver quais são os gastos que são importantes e os desnecessários, e a dimensão deles. Desta forma até vai deixar mais claro o quanto às vezes gastamos sem necessidade.

6. Diminua o limite do cartão de crédito

Por mais tentador que pareça ter um cartão de crédito com bastante limite, é uma grande armadilha, pois acabamos ficando aprisinados. Diminuindo o limite do cartão, mesmo que aos poucos, vamos diminuindo também nossa dívida com ele. Se você puder/conseguir eliminá-lo melhor ainda! Isso vai ajudar com o item abaixo!

7. Compre à vista

Você pode fazer compras parceladas, mas é mais indicado para produtos mais caros que não conseguimos comprar com nosso salário como uma geladeira, ou um carro. Muitas pessoas acabam parcelando compras que são de valor bem mais baixo, pois "não vai pesar" mas te deixa preso. Pior ainda quando tem milhares de comprinhas parceladas e pior ainda mais quando elas começam a render juros. Tente pagar tudo a vista! Mesmo que a vendedora da loja implore. 

8. Resista a tentação de comer fora constantemente

Comer fora é um dos passeios que tooodos nós amamos, seja com os amigos ou namorado, ou a família. Mas comer fora é mega caro e sabemos disso. Qualquer saidinha já gastamos um monte. Opte por cozinhar em casa, ou fazer um piquenique. Deixe restaurantes e lugares caros para uma ocasião especial!

9. Pesquise promoções e liquidações

Às vezes acabamos gastando mais a toa. Há milhares de promoções e liquidações que podem fazer uma diferença no queremos comprar. Inclusive há vários sites de compra coletiva que oferecem descontos bem bacanas. Vale aproveitar. 

10. Faça passeios culturais gratuitos

Nós que moramos em São Paulo nem conhecemos São Paulo. Estamos sempre indo a shoppings e nos mesmos lugares. Há muitos lugares culturais legais para conhecer e explorar, e melhor ainda gratuitos!

 

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Confirme as informações antes de sair, pois os horários podem ser alterados.