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Substituições saudáveis para o dia a dia


Hoje em dia com tantas opções gostosas nos cardápios e com tantos canais de gastronomia e receitas, acabamos comendo muitas coisas gostosas porém calóricas no nosso dia a dia. E como devemos pensar também na nossa saúde, você vai ver que com pequenas substituições nos alimentos fica muito mais fácil ser saudável. Claro que começar a comer coisas mais saudáveis na noite para o dia é muito difícil, mas pouco a pouco com mudanças discretas fica bem mais fácil. Você vai ver que afinal de contas, comer saudável não é tão dificil assim. Confira:

 

1. Trocar massa por massa integral

Se você já comeu massa integral sabe que o gosto não é tão diferente assim e vai bem com os mesmos molhos e acompanhamentos de sempre. 

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2. Trocar pão de forma por pão sírio 

O pão sírio é muito saboroso e menos calórico. Utilize esta opção leve no dia a dia com os mesmos acompanhamentoss de sempre. Os molhos e pastas árabes também são opções nutritivas e deliciosas.

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3. Trocar Suco de frutas por água saborizada

Alguns sucos apesar de não parecer, são calóricos e pesam ao ingerir junto com a refeição. Você pode saborizar a água com diversas frutas, fica leve e saboroso, além de ser opção para quem tem dificuldade de ingerir a quantidade de água necessária por dia.

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4. Trocar molho de tomate por tomate fresco

O molho de tomate industrializado contém muitos conservantes e acidez. Faça uma saladinha de tomates ou um molho de tomate fresco batendo no liquidificador os tomates, com sal e azeite. Fica delicioso, e é uma opção ótima para usar em pizzas caseiras, petiscos e massas.

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5. Trocar chocolate por chocolate meio amargo

O chocolate meio amargo contém menor gosduras e açúcares do que o chocolate ao leite, além disso ele é rico em nutrientes e traz diversos benefícios para o corpo, claro que consumido com moderação. Já sabe, bateu a vontade de doce? Come 2 quadradinhos.

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6. Trocar açúcar refinado por açúcar mascavo

Quanto mais escuro o açúcar, mais vitaminas e minerais ele tem. O açúcar refinado branco passa por vários processos qúimicos e faz muito pior à nossa saúde. Seja no café, suco ou leite, invista no marronzinho.

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7. Trocar sobremesas por sobremesas com frutas

Não precisa abolir de vez a sobremesa se ela faz parte da sua rotina, mas ao invés de um pudim ou bolo de chocolate, escolha sobremesas que tenham mais frutas, como creme de papaya, ou morangos com creme, abacaxi com sorvete, salada de frutas, etc.

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8. Trocar cereais açucarados por aveia ou granola

Se você soubesse a quantidade de açúcar que sucrilhos ou cereais similares contém, pararia de comer já! Troque estes por granola ou aveia, que ficam deliciosos com iogurte, mamão, ou banana.

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9. Trocar requeijão por creme de ricota

Se você não conhece o creme de ricota, ele é cremoso e macio, e não tem aquela textura da ricota pura. Esta opção é menos calórica do que o requeijão, com bastante proteínas e baixa quantidade de sódio.

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10. Trocar chips de batata frita por chips de inhame

Aquelas batatinhas de pacote são encharcadas de óleo e contém muito sódio., além de serem uma bomba calórica. Os chips de inhame podem ser fritos ou assados, porém contém muito mais vitaminas e fibras e é bom para mil coisas em nosso organismo. E pasme, É sim tão gostoso quanto a batatinha!

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11. Trocar óleo de soja por óleo de girassol ou azeite

É inevitável usar óleo em algum momento, mesmo que seja para fazer um arroz ou refogado. O óleo de girassol  é rico em vitamina E e o azeite é rico em ômega 3 e possui gorduras boas para o organismo.

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