Hoje em dia com tantas opções gostosas nos cardápios e com tantos canais de gastronomia e receitas, acabamos comendo muitas coisas gostosas porém calóricas no nosso dia a dia. E como devemos pensar também na nossa saúde, você vai ver que com pequenas substituições nos alimentos fica muito mais fácil ser saudável. Claro que começar a comer coisas mais saudáveis na noite para o dia é muito difícil, mas pouco a pouco com mudanças discretas fica bem mais fácil. Você vai ver que afinal de contas, comer saudável não é tão dificil assim. Confira:
Se você já comeu massa integral sabe que o gosto não é tão diferente assim e vai bem com os mesmos molhos e acompanhamentos de sempre.
O pão sírio é muito saboroso e menos calórico. Utilize esta opção leve no dia a dia com os mesmos acompanhamentoss de sempre. Os molhos e pastas árabes também são opções nutritivas e deliciosas.
Alguns sucos apesar de não parecer, são calóricos e pesam ao ingerir junto com a refeição. Você pode saborizar a água com diversas frutas, fica leve e saboroso, além de ser opção para quem tem dificuldade de ingerir a quantidade de água necessária por dia.
O molho de tomate industrializado contém muitos conservantes e acidez. Faça uma saladinha de tomates ou um molho de tomate fresco batendo no liquidificador os tomates, com sal e azeite. Fica delicioso, e é uma opção ótima para usar em pizzas caseiras, petiscos e massas.
O chocolate meio amargo contém menor gosduras e açúcares do que o chocolate ao leite, além disso ele é rico em nutrientes e traz diversos benefícios para o corpo, claro que consumido com moderação. Já sabe, bateu a vontade de doce? Come 2 quadradinhos.
Quanto mais escuro o açúcar, mais vitaminas e minerais ele tem. O açúcar refinado branco passa por vários processos qúimicos e faz muito pior à nossa saúde. Seja no café, suco ou leite, invista no marronzinho.
Não precisa abolir de vez a sobremesa se ela faz parte da sua rotina, mas ao invés de um pudim ou bolo de chocolate, escolha sobremesas que tenham mais frutas, como creme de papaya, ou morangos com creme, abacaxi com sorvete, salada de frutas, etc.
Se você soubesse a quantidade de açúcar que sucrilhos ou cereais similares contém, pararia de comer já! Troque estes por granola ou aveia, que ficam deliciosos com iogurte, mamão, ou banana.
Se você não conhece o creme de ricota, ele é cremoso e macio, e não tem aquela textura da ricota pura. Esta opção é menos calórica do que o requeijão, com bastante proteínas e baixa quantidade de sódio.
Aquelas batatinhas de pacote são encharcadas de óleo e contém muito sódio., além de serem uma bomba calórica. Os chips de inhame podem ser fritos ou assados, porém contém muito mais vitaminas e fibras e é bom para mil coisas em nosso organismo. E pasme, É sim tão gostoso quanto a batatinha!
É inevitável usar óleo em algum momento, mesmo que seja para fazer um arroz ou refogado. O óleo de girassol é rico em vitamina E e o azeite é rico em ômega 3 e possui gorduras boas para o organismo.
Imagens: Shutterstock